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quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Nem Cristo agüentaria ser um professor nos dias de hoje...

O Sermão da montanha (*versão para educadores*)



Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e,

sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e

seguidores se aproximassem.

Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a

lição da Boa Nova a todos os homens.

Tomando a
palavra, disse-lhes:

- "Em verdade, em verdade vos digo:

Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Felizes os misericordiosos, porque eles...”

Pedro o interrompeu:

- Mestre vamos ter que saber isso de cor?

André perguntou:

- É pra copiar?

Filipe lamentou-se:

- Esqueci meu papiro!

Bartolomeu quis saber:

- Vai cair na prova?

João levantou a mão:

- Posso ir ao banheiro?

Judas Iscariotes resmungou:

- O que é que a gente vai ganhar com isso?

Judas Tadeu defendeu-se:

- Foi o outro Judas que perguntou!

Tomé questionou:

- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?

Tiago Maior indagou:

- Vai valer nota?

Tiago Menor reclamou:

- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.

Simão Zelote gritou, nervoso:

- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?

Mateus queixou-se:

- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!



Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem

ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:

- Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano

de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e

específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos

conhecimentos prévios?



Caifás emendou:

- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades

integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os

parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais,

processuais e atitudinais?

Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:

- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e

reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus

discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um

ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que

coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai

reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular.

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